terça-feira, 8 de setembro de 2009

O restaurante

Ouvi de dois clientes a reclamação de não gostarem de ter loja em frente a restaurante. As lojas são num shopping, em Campinas, e no Aeroporto Internacional de Guarulhos, ambas em São Paulo. O cheiro da comida nas peças foi o problema que eles mais criticavam. Esse comentário sempre me pareceu verdadeiro.

Recentemente uma segunda observação feita pelo próprio cliente me mostrou um outro lado da situação. Algumas pessoas terminavam de almoçar e entravam na loja para comprar algum produto da vitrine. Ou seja, o aspecto que determinava a entrada do cliente na loja era a oportunidade de estar sentado tranquilamente olhando a vitrine enquanto comia.

Reconhecer hábitos e comportamentos dos consumidores são importantes fatores para alcançar os resultados e metas de uma empresa. Também vale se preocupar com o aroma. Afinal, não é de hoje que a tecnologia cria perfumes para agradar os clientes. Eles permanecem mais tempo na loja e há um aumento de consumo. Ou alguém duvida di$$o?

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