quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenômeno que interfere de maneira diferente nas nossas vidas. Fala-se em desgelo dos icebergs, aumento das áreas de deserto, mudanças climáticas, vendavais e tufões. Situações normalmente distantes da realidade brasileira. O que torna mais difícil refletir na sociedade um comportamento de consumo consciente e de preservação do meio ambiente.
Sem dúvida, a experiência vivida faz a gente pensar o nosso comportamento. Recentemente estive visitando uma cliente em Avaré, a 250 quilômetros da capital paulista, região tradicional de gado e haras. A loja se chama Ponto Sem Nó. Dona Cleide trabalha com bordados há 5 anos e ampliou seu negócio para roupas, bolsas e acessórios. Em todos esses anos, ela sempre trabalhou sem ar condicionado. Situação que vai mudar. O calor interno da loja e das máquinas está tornando impossível atender os clientes.
Condição que obriga o investimento, além de gerar um custo fixo novo na administração da empresa. Tenho o hábito do consumo consciente, no uso de sacola retornável, reciclando latinhas, evitando o desperdício. Mas são situações do nosso cotidiano que fazem a gente refletir sobre os problemas do aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário